PI 14692 - GOV - DOURADOS ONLINE

Liandra da Saúde solicita sala no HV para implantação de Organização de Procura de Órgãos

Vereadora Liandra pede urgência na disponibilização de uma sala no Hospital da Vida

Por Redação em 10/11/2021 às 15:10:11

Atendendo pedido da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos), a vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou indicação ao Executivo, solicitando com urgência a disponibilização de uma sala no HV (Hospital da Vida), visando a implantação de uma unidade da OPO (Organização de Procura de Órgãos) para atender a região no suporte as captações de órgãos e consequentemente aumentando o número de doações e diminuindo a fila de espera.

Liandra reforça que para isso existe a necessidade de um espaço físico apropriado no Hospital da Vida para que a OPO seja implantada, caso contrário o município poderá perder o incentivo financeiro do Ministério da Saúde, que liberou recursos em parceria com o Governo do Estado, Município e Governo Federal. "Em Mato Grosso do Sul, atualmente apenas em Campo Grande existe uma unidade da OPO e Dourados pode ficar de fora se não disponibilizamos esta sala com toda estrutura necessária para implantação desta unidade", enfatizou.

A indicação foi encaminhada durante sessão ordinária, na Câmara Municipal, ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias ao diretor da Funsaud, Jairo José de Lima e aos secretários municipais, Waldno Pereira de Lucena Júnior (Saúde) e Henrique Sartori (Governo).

O QUE É

A OPO é uma instituição ligada à Central Estadual de Transplantes e à Central Nacional de Transplantes, que é a responsável por informar a viabilidade de doador à CNCDO (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos), que realiza a distribuição dos órgãos, indicado à equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do mesmo.

A captação de órgãos é feita após a confirmação da doação. Quando a equipe de transplante toma conhecimento de todas as informações do doador, ela avalia se o órgão é apropriado ao seu receptor. Assim sendo, em caso afirmativo, a equipe responsável envia seus cirurgiões até o hospital em que o doador se encontra.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro

Comentários