PI 14692 - GOV - DOURADOS ONLINE

Após destruição de casas de indígenas desaldeados, dono de chácara é atacado

Moradores de retomadas também denunciam violência de seguranças privados

Por Marcos Morandi em 16/08/2023 às 10:11:17

Policial Militar durante acompanhamento de conflito na rodovia (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Motorista de 39 anos procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados nessa terça-feira (15). Ele alega ter sido atacado por grupo de indígenas com paus e pedras enquanto trafegava pela avenida Guaicurus. A situação ocorre em meio a um conflito iniciado essa semana entre indígenas desaldeados e donos de sítios.

O denunciante contou à polícia que teve os vidros traseiros do veículo VW Gol quebrados. Além disso, segundo ele, as portas também foram amassadas.

Ele relatou que se sente ameaçado, pois é morador em uma das chácaras que fica nas proximidades da área de conflito. Segundo ele, que pediu proteção da polícia, o grupo fez ameaças. "Vamos matar vocês. Vamos matar os bichos e também os cachorros", teria dito um deles.

Entre a noite de segunda-feira (14) e a madrugada desta terça (15), a comunidade indígena Retomada Avaete, em Dourados, foi atacada com destruições e tiros, denunciam os moradores.

Casas incendiadas

A Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani, Kuñangue Aty Guasu, publicou nas redes sociais vídeos que mostram a destruição de 6 casas incendiadas. Segundo a Assembleia, uma idosa, de 64 anos, relatou que um dos tiros por pouco não a acertou.

"Hoje ameaçaram em tom alto que voltarão para atacar a comunidade com o trator blindado (caveirão), passando por cima das casas da comunidade indígena Kaiowá e Guarani", diz a publicação.

A organização pede que haja intervenção nacional no caso, que resultou também com roças das comunidades destruídas, e muitos disparos de arma de fogo.

Fonte: Midiamax

Comunicar erro

Comentários