DOURADOS MS | 26ºC.

SERVIDORAS DA CÂMARA APRESENTAM TRABALHO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Compartilhar:

SERVIDORAS DA CÂMARA APRESENTAM TRABALHO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Entre os dias 14 a 16 deste mês, as servidoras Alisangela Aparecida da Silva Santos (arquivista, especialista em Gestão de Documentos e Informações e mestranda em Ciência da Informação) e Piedra Santos Roza (assistente social, especialista em Gestão Pública e Serviço Social), representaram a Câmara Municipal de Dourados no III Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde (CIGEPS), realizado na Sede da Fiocruz em Brasília.

O evento reuniu servidores públicos para discutir sobre tecnologias digitais, longevidade e inovação na gestão de serviços públicos de saúde, e teve como objetivo promover uma aproximação entre o meio acadêmico e a gestão pública na área da saúde.

O trabalho intitulado de “Mulheres na política: o protagonismo feminino da produção legislativa no âmbito da saúde pública municipal de Dourados/MS”, foi desenvolvido e apresentado pelas servidoras ao público presente e aos moderadores de sala, Dra. Mariana Guerra (UnB) e Dr. João Bilhim (Ulisboa). O artigo apresenta um levantamento dos Projetos de Lei propostos pela bancada feminina da Câmara Municipal entre os anos de 1988 até o início de 2025, que tratam de assuntos no âmbito da saúde pública.

Piedra conta que a ideia do artigo nasceu da prática legislativa e do compromisso com a garantia de direitos, especialmente daqueles que mais necessitam das políticas públicas. “Foi um momento de troca muito gratificante, no qual pudemos dialogar com profissionais de diversas áreas da saúde e reafirmar a importância dos princípios que sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS) — como a universalidade, a integralidade e a equidade — na construção de uma saúde pública mais justa e acessível”, afirma a assistente social.

O espaço temporal escolhido para o estudo, abrange o início do processo de Redemocratização do país, e das lutas feministas por direitos as políticas públicas, em especial na área da saúde, neste mesmo período em que o SUS, configurava suas bases com diretrizes para o atendimento gratuito e universal para toda a sociedade.

“Após a apresentação, ouvimos muitos elogios dos moderadores que relataram satisfação em receber o trabalho no evento, eles falaram que ficaram surpresos que essa temática partiu de uma cidade interiorana do Mato Grosso do Sul, que normalmente, esses temas são tratados por pesquisadores de grandes metrópoles como São Paulo e Brasília. Reforçaram a importância da participação feminina na política, em especial em uma área tão delicada como a saúde pública. Saí da sala realizada”, conta a servidora Alisangela.

As servidoras afirmam que a vivência amplia a compreensão sobre o papel da pesquisa na atuação cotidiana e renova o compromisso com a defesa da dignidade humana e da justiça social.

Importante destacar que as lutas feministas, como o direito ao voto contribuíram para que o cenário atual da Câmara de Dourados, fosse composto pela maior bancada feminina, desde a institucionalização da Casa em 1935.

Fonte: Dourados Informa

Deixe seu comentário