A construção do hospital começou em 2014 e está praticamente pronta, mas ainda não tem data definida para iniciar o atendimento da população. A inauguração ainda esbarra em procedimentos de conclusão do processo de contratação da organização social que fará a gestão e da finalização do Centro de Diagnóstico.
Durante agenda oficial neste final de semana na cidade, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da abertura da unidade para a macrorregião da Grande Dourados, que abrange dezenas de municípios. Ele afirmou que é fundamental o início da operação do Hospital Regional, que será financiado pelo Estado e ajudará a aliviar a situação de Dourados e de vários outros municípios.
As obras do Hospital Regional de Dourados começaram em 2014, na gestão do ex-governador André Puccinelli. A obra passou por paralisações e retomadas durante o governo de Reinaldo Azambuja e entrou na fase final já sob a administração de Riedel. Em reunião recente com o prefeito Marçal Filho e secretários municipais, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, disse acreditar que a unidade possa iniciar as atividades até agosto deste ano, mas frisou que essa é apenas uma previsão.
O governo estadual já iniciou o processo de compra da mobília e equipamentos hospitalares, enquanto aguarda a finalização do chamamento público que vai definir a Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão. A comissão organizadora do certame deve divulgar o resultado em breve, permitindo a assinatura do contrato e a elaboração do cronograma definitivo de implantação.
Apesar da estrutura física do hospital estar concluída, a operação depende também da entrega do Centro de Diagnóstico, que está em obras ao lado da unidade e é considerado essencial para o funcionamento completo do hospital.