Mohamed Salah expôs a situação que vive hoje no Liverpool: o contrato com o clube vai até junho de 2025 e ainda não há conversas sobre renovação. Além do craque egípcio, vários jogadores de grandes ligas mundiais também vivem esse cenário, como Neymar, Son, Alexander-Arnold e Kevin De Bruyne. Ou seja, eles podem fazer um pré-vínculo com novos times já em janeiro do ano que vem.
O regulamento da Fifa assegura que jogadores podem assinar pré-contratos com novas equipes no mínimo seis meses antes do término do vínculo atual e sem taxa de transferência. Logo, essa possibilidade é viável para acordos que tem prazo de validade em junho de 2025.
Assim como o companheiro de equipe Salah, o lateral de 26 anos do Liverpool também não tem futuro definido. Alexander-Arnold está desde 2016 na equipe inglesa e tem contrato até junho do ano que vem.
Campeão da Champions League e do Mundial de Clubes com o time, Arnold chegou a ser especulado no Real Madrid, segundo a imprensa da Inglaterra.
O atacante brasileiro assinou com o Al-Hilal em outubro de 2023. Entretanto, vive uma sequência de lesões e só disputou sete jogos com a camisa saudita. O mais recente retorno aos gramados foi no último mês, após mais de um ano parado. Na segunda partida da temporada, Neymar jogou 30 minutos e sofreu um novo problema na coxa.
Ele tem contrato com o Al-Hilal até junho de 2025, apesar de a imprensa saudita repercutir uma possível rescisão do clube em janeiro.
O atacante sul-coreano é mais um com futuro incerto. Son vai completar dez anos no Tottenham em 2025 e ainda não teve contrato renovado. Aos 32 anos, ele se tornou uma das peças mais importantes do elenco da seleção da Coreia e do time inglês.
O clube pode estender o vínculo por mais um ano, de acordo com uma cláusula no contrato de Son.
Kimmich está no Bayern de Munique desde 2015. O diretor esportivo do clube, Max Eberl, disse que há interesse de renovar com o jogador alemão, em outubro, já que ele é um titular no elenco de Kompany.
Mas, desde então, o vínculo não foi estendido. O contrato com o Bayern tem prazo de validade na mesma época em que o meia completará dez anos defendendo a equipe de Munique, no meio de 2025.
Outro que pode agitar a próxima janela de transferências é o meia do Manchester City. Com dez anos no time e diversos troféus conquistados, De Bruyne é referência no elenco de Pep Guardiola, que renovou recentemente.
Em julho deste ano, o jogador belga foi especulado em um possível contrato com o Al-Ittihad, clube saudita que conta com Benzema e Kanté. O jornal "Daily Mail" afirma que o City não pretendia dificultar a saída justamente por medo de perder De Bruyne de graça, como pode acontecer em janeiro.
Sané viveu grande fase no Bayern de Munique após se juntar à equipe, em 2020. Entretanto, o atacante perdeu espaço no elenco atual e tem sido reserva no time de Vincent Kompany.
Ele foi oferecido ao Real Madrid em 2022, segundo o jornal espanhol "Marca", mas as negociações não foram para frente. O contrato do alemão também se encerra em junho de 2025.
Capitão e referência na defesa da Liverpool, Virgil van Dijk pode se despedir do time em 2025 depois de seis temporadas. Em janeiro deste ano, quando o clube passou por uma grande modificação com o fim da Era Jürgen Klopp, o zagueiro não quis comentar sobre o futuro dentro do clube.
Na época, o jogador holandês apenas garantiu que o foco era nos títulos que estavam em disputa e que o clube teria um grande trabalho a ser feito para reestruturar a equipe diante de uma perda tão grande. Aos 33 anos, Van Dijk é do Liverpool até junho de 2025.
O lateral holandês foi vendido para a Inter de Milão no fim da da temporada 2020/2021, depois de ser destaque no PSV e na Eurocopa de 2020. Dumfries é multicampeão italiano, com três Supertaças, uma Serie A e três Copas da Itália.
A boa atuação na Copa do Mundo de 2022 com a seleção da Holanda rendeu interesse de outros times europeus, como o Chelsea. Ele também tem contrato até junho de 2025 e pode não permanecer no Campeonato Italiano com um possível pré-contrato a partir de janeiro.
O zagueiro do Manchester United é outro a ter uma longa história com o clube e que pode se encerrar em breve. Maguire faz parte do elenco do time inglês há cinco anos e ajudou a conquistar uma Copa da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra. Porém, viveu momentos de altos e baixos e já chegou a ser quarta opção na zaga durante o comando do ex-técnico Erik ten Hag.
O United, aliás, recusou uma oferta do West Ham de 20 milhões de libras (aproximadamente R$ 120 milhões) pelo zagueiro. Agora, um ano depois, o contrato dele segue intacto e com prazo final em junho de 2025.