CENTRAL Cassems

Justiça quebra sigilo de dados de envolvidos em transplantes com HIV

Medida foi tomada após seis pessoas testarem positivo após receberem órgãos do programa de transplante do governo estadual; duas pessoas estão presa

Por Redação em 15/10/2024 às 13:19:21

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra de sigilo de dados dos envolvidos em um escândalo de infecção por HIV em pacientes transplantados. Esta medida visa aprofundar as investigações sobre um caso alarmante que envolve a Secretaria de Saúde do Estado. Até o momento, seis pessoas testaram positivo para HIV após receberem órgãos do programa de transplante do governo estadual. A quebra de sigilo abrange e-mails, conversas telefônicas e mensagens, com o objetivo de fortalecer as linhas de investigação conduzidas pela polícia e autoridades fluminenses.

No centro das investigações está o laboratório PC Saleme, localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Este laboratório firmou três contratos com o governo do Estado para análise de órgãos, totalizando quase R$ 22 milhões. Destes, dois contratos foram emergenciais, o que dispensa o processo de licitação. As autoridades estão empenhadas em identificar possíveis fraudes ou irregularidades nessas contratações. Durante uma operação realizada na segunda-feira (14), duas pessoas foram presas, enquanto outras duas permanecem foragidas. Entre os detidos está Walter Vieira, sócio do laboratório e tio do deputado federal Dr. Luizinho, que já foi secretário estadual de Saúde e nega qualquer envolvimento no caso.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários