Ídolo do Barcelona e da seleção espanhola, o meio-campista Andrés Iniesta, anunciou, nesta terça-feira, sua aposentadoria do futebol. Aos 40 anos, craque organizou uma coletiva de imprensa para relembrar sua carreira e anunciar a decisão — ele está sem clube desde julho, quando encerrou seu contrato com o Emirates Club, dos Emirados Árabes.
No evento realizado no America's Cup Experience em Port Vell, em Barcelona, o ex-camisa oito do time catalão passou vídeos relembrando sua carreira e mensagens de alguns de seus ex-treinadores. Emocionado, Iniesta não conteve o choro durante a apresentação, mas afirmou que as lágrimas eram de emoção.
— Por favor, permitam-me ficar um pouco emocionado hoje. Eu nunca pensei que esse dia chegaria. Eu nunca imaginei isso. Sim, todas essas lágrimas são lágrimas de emoção, de orgulho. Elas não são lágrimas de tristeza. São lágrimas daquele menino de uma cidadezinha como Fuentealbilla, que tinha o sonho de ser jogador de futebol e o alcançamos depois de muito trabalho, sacrifício — disse Iniesta.
Iniesta não é mais jogador, mas afirmou que planeja continuar no universo do futebol. O espanhol de 40 anos revelou que já está iniciando o curso para se tornar um treinador e repetir os passos de alguns de seus ex-companheiros, como Xavi Hernández, Cesc Fàbregas e Mikel Arteta.
— Essa etapa (futebol) acabou. Não posso estar muito longe do futebol, tem sido a minha vida e continuará sendo. Estamos trabalhando em diferentes projetos. E já estou iniciando o curso como treinador. O resto é história: títulos, derrotas, momentos ruins... mas orgulho e nunca desistir é o que me deixa feliz. Queria ter jogado até os 90, mas estou feliz por ter realizado o sonho de ser jogador — revelou Iniesta.
Andrés Iniesta foi acompanhado pela sua família, incluindo a esposa e os filhos, no seu evento de despedida do futebol. Além deles, algumas pessoas do futebol também marcaram presença, como o presidente do Barça Joan Laporta, ex-companheiro de Barcelona Piqué e Xavi Hernández e o atual treinador do clube catalão Hansi Flick.
Com a camisa do Barcelona, o camisa seis ficou 16 temporadas e conquistou, ao todo, 32 títulos, incluindo quatro vezes a Champions e nove vezes o Campeonato Espanhol.
Pela seleção da Espanha, Iniesta fez o gol da vitória na final da Copa do Mundo de 2010, sobre a Holanda, que valeu o único título mundial do país até o momento. Além disso, o meia fez parte das conquistas da Eurocopa em 2008 e 2012.