PI 185 - GOV - DOURADOS ONLINE

Renato Câmara intercede por empresários afetados pela pandemia

Primeiro, o deputado apresentou um pedido à bancada federal, para que intercedam junto ao Governo Federal

Por Redação em 25/06/2021 às 17:19:36

A pandemia do coronavírus afetou diversas atividades comerciais e em Mato Grosso do Sul não foi diferente. Para tanto, o deputado Renato Câmara (MDB) usou a fala na tribuna virtual durante sessão desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa, para pedir apoio aos empresários que lutam para não fechar as portas.

Primeiro, o deputado apresentou um pedido à bancada federal, para que intercedam junto ao Governo Federal para a prorrogação do prazo de carência para o pagamento dos financiamentos federais para micro e pequenas empresas.

"Esse foi um pedido do Instituto de Desenvolvimento de Bonito, em que dizem que os empresários tiveram carência de 11 meses para começar a pagar e seria agora em junho. Mas muitos usaram esse recurso para reformar seus restaurantes e veio a pandemia e muitos estão com dificuldade de pagar. Precisam de mais prazo", alegou.

Outra demanda apresentada pelo deputado foi a sugestão ao Governo do Estado da criação de um passaporte para vacinados, o "Passaporte Digital". A proposta quer criar locais de livre acesso para vacinados. Até mesmo áreas divididas em restaurantes, por exemplo seriam estabelecidas separando vacinados de não vacinados.

A ideia surgiu após um encontro realizado com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende e representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), IDV (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) e Abaetur (Associação Bonitense de Agências de Ecoturismo).

"As pessoas que tomaram as duas doses e já passou a carência, o governo disponibilizaria um passaporte que será apresentado nos empreendimentos que dará benefícios com menos restrições. Quem tem o passaporte pode ficar até às 23h, por exemplo. E outra coisa, é ter eventos para vacinados, como jantar dançantes, shows e que hoje está paralisado", explicou Câmara.

Além de justificar a retomada da economia do setor que foi mais impactado pela pandemia, o parlamentar alega que o secretário ficou otimista com a proposta das entidades por ser um estímulo a mais para tomar o reforço da vacina. "O secretário autorizou a equipe técnica de informática a dar o encaminhamento feito por nós e continuar com esse projeto. Existe parecer favorável do secretário que foi muito receptivo e gostou da ideia."

Fonte: Assessoria

Comunicar erro

Comentários