PI 185 - GOV - DOURADOS ONLINE

Em nota, Estado afirma que municípios são responsáveis pelas flexibilizações

O município tem até o momento, o total de 34.661 casos confirmados do Novo Coronavírus

Por Redação em 15/06/2021 às 10:01:18

Mesmo com 43 municípios na bandeira cinza, do Prosseguir, que orienta o funcionamento apenas de serviços considerados essenciais, algumas prefeituras não aderiram ao decreto do Governo do Estado e flexibilizaram a abertura do comércio, seguindo as recomendações da cor vermelha.

Dourados, Campo Grande e Ponta Porã são exemplos práticos disso. Aqui na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o lockdown terminou no domingo (13). Foram 14 dias "fechados", com apenas farmácias, supermercados e postos de combustíveis funcionando, além de delivery de comidas.

Diante disso, ontem (14), a assessoria de imprensa do governo estadual emitiu uma nota afirmando que os municípios são responsáveis por essas flexibilizações. "O Estado alerta aos prefeitos que adotarem medidas mais flexíveis das previstas no Decreto Estadual, que assumam a responsabilidade sobre as consequências decorrentes de seus atos".

Como justificativa para o decreto mais rígido nas 43 cidades que estão com grau extremo de contágio de Covid-19, o Estado afirma que acatou o pedido feito pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que "reivindicou medidas mais duras para frear a pandemia, entre elas a obrigatoriedade de cumprimento das recomendações do PROSSEGUIR pelos Municípios, toque de recolher; lei seca e reforço do policiamento ostensivo de fiscalização", cita o primeiro parágrafo da nota.

O texto, publicado também nas redes sociais do secretário estadual de Saúde, menciona que MS "cumpriu o seu dever, com base em dados técnicos, e cabe ao Ministério Público, órgão de controle e fiscalização, a tomada das medidas legais cabíveis".

Situação em Dourados

Na semana passada, ao anunciar que o lockdown não seria prorrogado em Dourados, o prefeito Alan Guedes (PP) justificou que "a cidade fez seu sacrifício, enquanto as outras cidades continuaram abertas. Os 14 dias fechados darão resultados e os comerciantes precisam voltar ao trabalho".

O município tem até o momento, o total de 34.661 casos confirmados do Novo Coronavírus, dos quais, 31.800 se recuperaram. Há, no entanto, 2.182 pessoas em isolamento domiciliar e 163 internadas. Óbitos em decorrência da pandemia somam 565.

Comunicar erro

Comentários