Homem de 54 anos, que atuou recentemente como motorista do Conselho Tutelar de Campo Grande, é o preso em flagrante nesta quarta-feira (14) durante a Operação Proteção Integral II, por armazenar em seus dispositivos eletrônicos material de abuso sexual infantil (CSAM – sigla em inglês para Child Sexual Abuse Material). A prisão ocorreu no bairro Jardim Popular, na Capital.
Motorista e vigilante de 54 anos foi preso em flagrante em Campo Grande por armazenar pornografia infantil. Ele atuou recentemente como motorista do Conselho Tutelar e era investigado há um ano pela DEPCA. A prisão ocorreu durante a Operação Proteção Integral II, que combate crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. O suspeito participava de grupos online que compartilhavam e comercializavam o material ilegal. Celulares e um computador foram apreendidos. A operação nacional resultou em 130 mandados de busca e apreensão, oito prisões preventivas e 35 prisões em flagrante.
Segundo a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), o homem, que também trabalha como vigilante, estava sendo investigado há cerca de um ano pelo Núcleo de Inteligência da unidade. As apurações revelaram que ele participava de grupos de compartilhamento de material pedófilo, inclusive mediante pagamento em dinheiro, há pelo menos três anos.
Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos celulares e um computador, e o suspeito foi preso em flagrante pela posse do conteúdo criminoso. Ele foi encaminhado à DEPCA para os procedimentos legais.
A ação faz parte da Operação Proteção Integral II, deflagrada em todo o país pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em parceria com a Polícia Federal. O objetivo é combater crimes cibernéticos que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, foram expedidos 130 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva, além de 35 prisões em flagrante realizadas durante o cumprimento das ordens judiciais. A operação envolveu 467 policiais federais e 156 civis.