DOURADOS MS | 15ºC.

TEREZA CITA GERSON CLARO COMO NOME DA UNIÃO PROGRESSISTAS AO SENADO

Compartilhar:

TEREZA CITA GERSON CLARO COMO NOME DA UNIÃO PROGRESSISTAS AO SENADO

Presidente do PP-MS apontou possibilidades para as Eleições de 2026 após federação com União Brasil. A senadora Tereza Cristina disse que o deputado estadual Gerson Claro (PP) é um dos possíveis candidatos da União Progressistas ao Senado. O partido da senadora oficializou federação com o União Brasil nesta terça-feira (29).

“Gerson Claro é um possível candidato. O PP tem vários nomes bons para colocar à disposição da população para ser candidato a senador, mas está muito cedo. Isso ainda é uma construção”, apontou a senadora ao Midiamax.

Além disso, informou outros nomes que estão entre as possibilidades da legenda. “O doutor Luiz Ovando também está colocando à disposição do partido”, disse.

O nome entre os candidatos já estaria definido dentro da legenda. Contudo, a senadora destacou que haverá construção da chapa. “A construção daqui para frente, ver viabilidade, tem que combinar. Como são dois candidatos, nós temos que ver quem é o outro candidato que a federação vai apoiar. Então, tudo agora começa uma nova construção”, afirmou a vice-presidente nacional do PP.

Sobre a federação, explicou que na prática não haverá mudanças em MS neste momento. O União Brasil, presidido por Rose Modesto, segue como está. Bem como o Progressistas. “Continua tudo igual. Não impacta aqui no Congresso. Aí o PP é PP, o União Brasil é União Brasil. Na eleição sim nós faremos a Federação funcionar. O fundo eleitoral também é conjunto”, pontuou.

A Federação União Progressistas conta com 14 senadores e 109 deputados. De MS, são Tereza Cristina, a progressista por Mato Grosso do Sul no Senado, e Luiz Ovando, na Câmara.

Rose Modesto comanda o União Brasil em Mato Grosso do Sul. O PP tem Tereza Cristina como presidente. Conforme Rose, o União Brasil possui maior número de integrantes no Congresso e deve ficar com o comando nacional da federação. Rose é pré-candidata a uma vaga no Congresso Nacional e adiantou que há possibilidade de que 5 das 9 vagas da chapa fiquem com o PP, mas a questão ainda será definida.

Em relação ao Senado, a senadora Tereza Cristina adiantou ao Jornal Midiamax que há conversas sobre um nome, mas que também será avaliado. O evento acontece no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 15h (de Brasília).

Regionalmente, MS ainda conta com Gerson Claro e Londres Machado pelo Progressistas na Assembleia Legislativa de MS e Roberto Hashioka pelo União.

A federação partidária é modelo regulamentado desde 2021 e permite duas ou mais legendas atuarem como uma. A união acontece por período mínimo de quatro anos, duas eleições — uma municipal e outra geral. Então, no período de federação, as legendas partidárias devem atuar de forma unificada nas disputas eleitorais. Ou seja, definem em conjunto sobre as candidaturas que vão representar ambas.

Fonte: Midiamax

Deixe seu comentário